Albert Einstein
“O Moisés tem 19 anos e frequenta, pela segunda vez, o 12º ano. É inteligente e fez, até há pouco tempo, um percurso escolar normal. No entanto, desde que os pais se separaram, há cerca de dois anos, parece ter-se perdido. Desceu vertiginosamente as notas do 11º ano. Fez algumas disciplinas no 12º ano e repete as restantes no presente ano lectivo. Vive intensamente a noite e manifesta com alguma frequência sintomas de consumo excessivo de álcool e não sei se de outras coisas mais. O seu comportamento tem-se degradado progressivamente. (…) Deixou tudo: o empenho, o esforço, o sorriso, o sonho, … Não há alma que o possa consolar, animar, reerguer, … Diz sempre a mesma coisa:
-Para quê? Isto é uma m..da , os meus pais foram à deles. A minha irmã está desempregada há ano e meio. Bem lhe vale o que estudou! Vivo hoje que amanhã não sei se há!”
Uma inexistência que dá que Pensar
Rover de Núcleo
Já alguma vez te perguntaste o porquê de não se realizar uma actividade típica de caminheiros no nosso núcleo? Para além do encontro de Cenáculo, que actividades te dão a oportunidade de viveres o caminheirismo no seu auge e plenitude?
Se não temos o que queremos, lutamos por alcançá-lo! Nós, jovens caminheiros com voz activa no movimento, temos o dever de levar para a frente propostas que consideremos possíveis de realizar.
Deixamos-te o desafio de, juntos em plenário, chegarmos a uma proposta concretizável de um possível Rover de Núcleo. Lembra-te, tu tens a VOZ e o poder de usá-la para a concretização do Sonho.
Roberto Shinyashiki
Núcleo de Guimarães